MJFanForum
Cadastre-se agora no fórum com verdadeiro amor ao Rei e Anjo Michael Jackson! Material exclusivo e atualizado diariamente! Já nos conhece? Então faça o login e aproveite!

Comunidades pacificadas entram para o mapa turístico do Rio incluindo Morro Santa Maria

Ir em baixo

Comunidades pacificadas entram para o mapa turístico do Rio incluindo Morro Santa Maria Empty Comunidades pacificadas entram para o mapa turístico do Rio incluindo Morro Santa Maria

Mensagem por DAYA_BR em Sex Jun 03, 2011 9:29 pm

RIO - Corcovado, Pão de Açúcar, Praia de Copacabana e Morro Santa Marta. Depois da implantação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a comunidade de Botafogo, na Zona Sul, entrou para a lista dos pontos turísticos do Rio de Janeiro. E não é apenas por sua vista deslumbrante. A laje que serviu de cenário para a gravação do clipe do Michael Jackson e a culinária tipicamente carioca são algumas das atrações dos turistas que passeiam pelas vielas da comunidade.

Comunidades pacificadas entram para o mapa turístico do Rio incluindo Morro Santa Maria Michae10

A cada parada do bondinho do Morro Santa Marta, os visitantes descobrem um pouco da identidade cultural da região. Trinta e quatro pontos turísticos fazem parte do roteiro desenvolvido pelo projeto Rio Top Tour, da Secretaria de Esporte e Lazer, que acontece também no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. A partir de julho, mais três comunidades serão incluídas no mapa turístico da cidade: Chapéu-Mangueira e Babilônia, Providência e Borel.

Na fase de expansão, abriremos licitação para escolher empresas que possam oferecer cursos de capacitação a 2,2 mil moradores dessas comunidades. Serão cursos de turismo, culinária, idiomas e estratégia de vendas, além de 14 tipos de oficinas voltadas para empreendedorismo do esporte e turismo. Cerca de 65 mil moradores serão beneficiados - afirmou a secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins.

Na primeira fase do programa, jovens como o monitor de turismo Gilson Silva, que nasceu no Santa Marta, tiveram a oportunidade de fazer um curso de especialização. Aos 33 anos, Gilson gostou tanto da experiência que pretende fazer uma faculdade na área e já está criando novas atrações no morro, como o Pôr do Samba.

Aproveito o Espaço Michael Jackson para reunir os moradores da comunidade e os turistas, com feijoada e samba. Acho muito legal mostrar a nossa cultura aos visitantes, principalmente estrangeiros. Quero me tornar um guia turístico e me especializar na área. Gosto muito do que faço - disse o monitor de turismo.

Espaço Michael Jackson é a maior atração da comunidade

O tour para conhecer os famosos bares e restaurantes do Morro Santa Marta começa na parte baixa da comunidade, que tem acesso pela Rua São Clemente. Uma das opções dos turistas é usar os bondinhos do Plano Inclinado, que garantem o acesso rápido e gratuito até o alto do morro todos os dias, das 6h30 à meia-noite. São cinco estações, e a viagem dura em média dez minutos.

A laje onde o astro do pop Michael Jackson gravou o clipe da música They don’t care about us, em 1996, é o principal ponto visitado no Santa Marta. O Pedrão, mirante natural com vista para a Enseada de Botafogo e o Cristo Redentor, o prédio colorido batizado de Jambalaya, a sede do ateliê de roupas e acessórios criados pelo grupo Costurando Ideias e até as instalações da UPP são atrações na comunidade.

Comércio também será beneficiado

O projeto também ajuda a tirar da informalidade os comerciantes do morro. De cem pequenos empresários cadastrados, 51 estão legalizados. Depois do passeio pela comunidade, os bares e restaurantes espalhados na região recebem centenas de turistas que querem conhecer a culinária local. No Bar do Zequinha, Conceição Gomes dos Santos já sente a diferença no movimento do restaurante de seu marido.

-Os turistas adoram o meu tempero e meu frango à passarinho crocante e sequinho. O preço é barato, mas tenho conquistado cada vez mais clientes após a pacificação e a inclusão da comunidade no roteiro turístico da cidade. Além da paz, estamos tendo lucro também - contou Conceição, que estendeu o horário de funcionamento para atender à demanda do restaurante, que fica na estação três do bondinho.

FONTE: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/06/03/comunidades-pacificadas-entram-para-o-mapa-turistico-do-rio/
DAYA_BR
DAYA_BR
Off The Wall
Off The Wall

Mensagens : 595

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum