MJFanForum
Cadastre-se agora no fórum com verdadeiro amor ao Rei e Anjo Michael Jackson! Material exclusivo e atualizado diariamente! Já nos conhece? Então faça o login e aproveite!

Participe do fórum, é rápido e fácil

MJFanForum
Cadastre-se agora no fórum com verdadeiro amor ao Rei e Anjo Michael Jackson! Material exclusivo e atualizado diariamente! Já nos conhece? Então faça o login e aproveite!
MJFanForum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Julgamento de médico acende discussão sobre negligência no Piauí

Ir para baixo

Julgamento de médico acende discussão sobre negligência no Piauí  Empty Julgamento de médico acende discussão sobre negligência no Piauí

Mensagem por Ana Rosa Jackson Qua Nov 16, 2011 9:55 am

Debates sobre o tema no país - de acordo com Cintia Ayres, no Brasil, o médico pode ser responsabilizado em quatro esferas A negligência médica é caracterizada pela omissão do médico na execução de um determinado ato que deveria praticar. O médico, assim, deixa de cumprir o seu dever de cuidado necessário que dele se espera, o que pode ocasionar um dano a saúde ou a vida do paciente. Tal situação foi evidenciada na mídia em torno da morte do cantor Michael Jackson.

Os desdobramentos do caso, como o julgamento do médico que atendia o cantor, ganharam amplo destaque e colocaram em questão a relação paciente e médico. O médico do astro pop, réu no processo de homicídio culposo (sem intenção de matar), foi considerado culpado pela morte do cantor. Para a advogada Cintia Ayres, especialista em Direito Médico Hospitalar, o caso é um exemplo típico de negligência médica e demonstra a importância dos médicos documentarem procedimentos e a prescrição de medicamentos para seus pacientes.

Para o júri, o médico foi o responsável pela morte por fornecer ao artista o medicamento propofol e outras substâncias controladas, para que o cantor fizesse uso sozinho. A conduta do médico foi considerada irresponsável pela promotoria pelo fato do mesmo ter utilizado a substância fora do ambiente hospitalar e sem os equipamentos necessários para monitorar o paciente.

A promotoria alegou ainda que houve violação da confiança entre médico e paciente. De acordo com Cintia Ayres, no Brasil, o médico pode ser responsabilizado em quatro esferas: civil, que são os casos que envolvem pecúnia, indenização; penal, quando cometem algum ato considerado crime perante nosso Código Penal; ética, quando infrigem o Código de Ética Médica e Administrativa, no caso de médico servidor público. “No caso do médico de Michael, o caso foi de Responsabilidade Penal Médica.

Em um processo penal contra o médico, este responderá pelos crimes previstos na legislação penal. Ele pode responder tanto dolosamente como culposamente”, explica. O Código Penal define crime doloso e culposo em seu artigo 18, conceituando o crime doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzí-lo; e culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia. Na maioria das vezes, o médico responde culposamente ao crime ao qual é acusado, ou seja, não há intenção, mas por sua culpa (imprudência, negligência e imperícia) contribuiu para o resultado.

“É extremamente importante o médico cercar-se de cuidados, já que lida com a saúde e a vida de pessoas. Dentre os cuidados estão sempre o zelo pelo paciente, atualização profissional, cuidados e cautela no exercício da profissão e prontuários pormenorizados, que contenham sempre todas as informações sobre o caso do paciente”, alerta a advogada.

180graus
Ana Rosa Jackson
Ana Rosa Jackson
Thriller
Thriller

Feminino Mensagens : 704
Idade : 64
Localização : Lauro de Freitas / Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos